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Voz Sobre IP ou VoIP

 

Voz sobre IP, ou simplesmente VoIP, é o termo que se dá para a transmissão de voz sobre um canal de dados. Na telefonia fixa convencional utilizam-se protocolos exclusivamente definidos para transmissão de voz. Esses protocolos são voltados não para a exatidão da informação, mas para a sua velocidade, além de manter a conexão entre os interlocutores. Já na transmissão sobre um canal de dados, o que vale mesmo é a perfeição da informação transmitida e recebida.

 

Então, os protocolos para transmissão de dados não são exatamente os mais indicados para transmissão de voz, porque para manter a exatidão dos dados é necessário diminuir a velocidade no tráfego da informação, ocasionando delays (espaços entre uma sílaba, palavra, etc). Porém, com o aumento de velocidade proporcionado pelo aperfeiçoamento das tecnologias usadas na transmissão de dados, já é perfeitamente viável transmitir voz por um canal de dados.

 

Para isso, o protocolo de dados mais confiável e utilizado é o TCP/IP. Daí as várias terminologias, como Voz sobre protocolo TCP/IP, Voz sobre IP ou VoIP. Todos significam a mesma coisa, transmitir sons por um canal de dados em tempo real.

 

Então, qual o benefício? Simples, manter um canal de dados conectado é muito mais barato do que manter um canal de voz. Por exemplo, as conexões ADSL (Banda Larga) ficam disponíveis 24 horas a um custo, normalmente fixo. Imagine manter uma ligação telefônica de longa distância por 24 horas!

 

Existem várias tecnologias e recursos utilizados para aproveitar ao máximo a utilização de VoIP. Todavia, programas simples e gratuitos como o Skype e Messenger, entre tantos outros, permitem um rápido contato com a tecnologia. Esses programas possibilitam a qualquer pessoa se comunicar por voz em tempo real com outra pessoa de qualquer parte do mundo, desde que elas estejam conectadas à Internet e utilizando os mesmos programas (Skype ou Messenger) em seus computadores.

 

Outras tecnologias permitem utilizar VoIP integrando aparelhos telefônicos comuns e centrais computadorizadas que fazem a integração dos protocolos de voz e dados. Esses procedimentos exigem qualificação profissional e aparelhos específicos.

 

 

 

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