Guia do Usuário
Como
executar o LiveNet?
Durante
o processo de instalação são criados três opções para acesso do
LiveNet:
1ª opção:
através do ícone de acesso criado no Desktop;
2ª opção:
opção: através da opção Kraftwork LiveNet 1.0, criado na
barra de programas do menu Iniciar;
3ª opção: o
LiveNet é carregado automaticamente toda vez que o computador
for ligado.
A figura 1 exibe como o
ícone do LiveNet aparece na área do Desktop:
Figura 1: Ícone do
LiveNet no Desktop.
A figura 2 mostra a
tela principal do LiveNet:
Figura 2: Tela
principal do LiveNet.
Para minimizar a tela
do LiveNet, assim como ocorre com o Microsoft Messenger, basta
clicar no botão Fechar [X], no canto superior direito da
tela do LiveNet. Normalmente esta opção é utilizada para
fechar/encerrar o programa, porém, no LiveNet seu funcionamento,
assim como em todos os programas de mensagens instantâneas, foi
modificado apenas para minimizar o programa.
Note que quando clicado
o botão [X], o LiveNet é minimizado, ficando presente
apenas um ícone próximo ao relógio, como exemplificado na figura
3:
Figura 3: LiveNet
minimizado junto ao relógio.
Para chamar o LiveNet
novamente, basta clicar sobre o ícone próximo do relógio.
Obs: a presença
do ícone próximo ao relógio do Windows indica que o LiveNet está
rodando e pronto para receber chamados. Já a ausência deste ícone
junto ao relógio do indica que o LiveNet não está mais rodando, e
portanto, não será possível receber chamados dos internautas.
Resumindo: Para executar o LiveNet basta instalá-lo
no computador que irá receber os chamados. Toda vez que este
computador for ligado, o LiveNet será executado automaticamente.
Como
atender um chamado?
Uma vez que o LiveNet
esteja rodando no computador que receberá os chamados, é
imperioso que este equipamento possua uma caixa de som, pois
como trata-se de um programa para uso de atendimento à clientes,
estes esperam ser atendidos rapidamente, e portanto, o atendente
deve dispor de recursos para avisar que há uma pessoa solicitando
atendimento.
Quando uma pessoa
solicita atendimento, é disparado um som de toque de telefone. Se
o LiveNet estiver minimizado, também é disparado um sinal visual
piscante (alternando em duas cores), como mostrado na figura 4,
logo abaixo:
Figura 4: Sinal visual
disparado para indicar chamado em curso.
Para atender ao
chamado, clicar sobre o botão Atender.
Obs: Caso o LiveNet não
estiver minimizado, a tela da figura 4 não será exibida. Note na
figura 1, no início desta seção, que o botão Atender também
está presente da tela principal do LiveNet. Ambos possuem a mesma
função e estão dispostos para agilizar o atendimento.
O botão Atender
da tela principal só pode ser clicado se houver um atendimento
pendente, caso contrário, este botão fica desabilitado.
Como
enviar mensagens?
O LiveNet possui duas
janelas básicas: uma para envio e outra para recebimento de
mensagens. É bastante parecido com o Microsoft MSN Messenger ou o
ICQ. Na figura 1, que mostra a tela principal do LiveNet, podemos
identificar as janelas, tituladas respectivamente: Conversa
(que recebe as mensagens, inclusive as que você enviou) e
Mensagem para enviar (onde você deve digitar a mensagem que
deseja enviar).
Você só pode enviar uma
mensagem se um atendimento estiver em curso, caso contrário, não
será permitido digitar informação alguma na janela Mensagem para
enviar.
Ao término da digitação
da mensagem para enviar, basta pressionar o botão Enviar ou
pressionar a tecla ENTER. Ambos possuem a mesma função.
Quando a mensagem
aparecer no janela Conversa, indica que o internauta
recebeu a mensagem.
Note também que na
janela Conversa, o nome do internauta é exibo em azul,
apenas para facilitar a identificação dos interlocutores.
As janelas do LiveNet
são atualizadas a cada 5 segundos. Portanto este é o delay (tempo)
entre o envio e o recebimento das mensagens.
A figura 5 exemplifica
um atendimento em curso:
Figura 5: Atendimento
em curso.
Explorando a tela principal do LiveNet
Para facilitar o
entendimento das informações exibidas na tela principal do
LiveNet, exemplificada na figura 5, vamos dar uma olhada nos
campos, botões e opções da tela:
-
Campo Atendente,
posicionado no topo da tela principal informa o nome do
atendente que está recepcionando a conversa com o internauta. É
com esta pessoa que o internauta está falando.
-
Botão Encerrar
Atendimento: utilize este botão para encerrar a conversa com
o internauta. É importante mencionar que normalmente é o
internauta que finaliza uma conversa, pois uma vez finalizada, o
internauta perderá o link de comunicação e, se por acaso ainda
desejar enviar alguma mensagem, deve solicitar um novo
atendimento.
-
Botão Play e
Pause: O botão play é representado pelo símbolo de
play
e vem logo após o botão Encerrar Atendimento.
Como dito
anteriormente, o LiveNet executa uma busca e envio de mensagens
a cada 5 segundos. Isto provoca a rolagem automática da tela, a
fim de facilitar a leitura da mensagem. Vamos supor que por
qualquer motivo alheio, desejamos dar uma pausa no LiveNet, para
por exemplo, ler com mais atenção uma mensagem longa enviada
pelo internauta. Para dar uma pausa na atualização das mensagens
e na rolagem automática da tela, utilizamos o botão Pause
.
Após executar uma
pausa o LiveNet não receberá ou enviará mensagens até que o
botão play
ser acionado.
-
Campo
Selecione o Visitante: exibe a lista de visitantes
solicitando atendimento. Apenas visitantes que ainda não
foram atendidos aparecem neste campo. Trata-se então de um
tipo de sala de espera.
Se por exemplo, o
LiveNet estiver maximizado, e um internauta solicitar
atendimento, ele aparecerá neste campo, com um pequeno símbolo
gráfico piscante antecedendo seu nome, como mostrado na figura
6, logo a seguir:
Figura 6: Selecione o
visitante.
No que a figura acima
podemos distinguir facilmente que estamos recepcionando o
internauta Eduardo e o internauta Luciana está na
sala de espera.
Quando um atendimento
estiver em curso e outro internauta entrar na sala de espera,
nenhum som será emitido. Apenas o aviso visual mostrado no campo
Selecione o Visitante (exemplo na figura 6), porém, logo
após o término do atendimento do internauta em curso, será
emitido o som de telefone para lembrar ou mesmo informar o
Atendente que outro usuário está solicitando atendimento.
-
Campo
Recepcionar/Recepcionando: este campo alterna seu nome para
recepcionar se nenhum internauta estiver atendimento ou
recepcionando se um atendimento estiver em curso.
-
Campo E-mail:
informa o endereço de e-mail do internauta.
-
Campo IP do
Cliente: toda ligação efetuada através do LiveNet é gravada
com o endereço IP do internauta que solicitou o atendimento.
-
Campo Protocolo:
trata-se do número do atendimento. Este número é único para cada
ligação efetuada através do LiveNet.
-
Botão Atender:
se nenhum internauta estiver sendo atendimento, este botão
permite atender o internauta que está chamando. Não é possível
atender nenhum chamado o pressionamento deste botão que também
está presente na tela de chamado visual (quando o LiveNet
estiver minimizado, conforme mostrado na figura 4).
-
Botão Próximo:
somente funciona quando houver mais de um internauta na sala de
espera e permite dar um salto do internauta atualmente
selecionado seqüencialmente pelo LiveNet para o próximo
internauta.
Como
encerrar o chamado?
Botão Encerrar
Atendimento: utilize este botão para encerrar a conversa com o
internauta. É importante mencionar que normalmente é o internauta
que finaliza uma conversa, pois uma vez finalizada, o internauta
perderá o link de comunicação e, se por acaso ainda tiver alguma
mensagem, deve solicitar um novo atendimento. Então, por
precaução, devemos deixar esta tarefa por conta do usuário que
executa este procedimento simplesmente fechando sua tela de
conversa.
Quando o internauta fecha sua tela de
conversa, imediatamente é enviado um sinal de encerrar conversa ao
servidor do LiveNet, que por sua vez informa ao atendente que o
usuário encerrou a conversa.
O botão Encerrar Atendimento
finaliza a conversa incondicionalmente e o internauta será
desconectado.
|